Diferenças entre personal stylist, consultor(a) de imagem e personal shopper

Entenda as diferenças entre personal stylist, consultor(a) de imagem e personal shopper

Muitas pessoas que buscam uma melhoria em sua imagem pessoal, sejam homens ou mulheres, procuram por ajuda profissional para alcançar os seus objetivos, e, embora um(a) mesmo profissional possa ser consultor(a) de imagem, personal stylist e personal shopper, o escopo do trabalho para cada um dos casos é bem diferente.

Então leia o texto abaixo e entenda as diferenças entre personal stylist, consultor(a) de imagem e personal shopper.

 

Personal Stylist

O(a) personal stylist está muito mais ligado a parte prática da moda, o trabalho realizado por esse profissional costuma ser muito mais pontual, preparando o(a) cliente para um evento específico, por exemplo.

No trabalho do personal stylist não é levado em consideração características preferenciais do cliente, é como se o cliente fosse um personagem e a moda(roupa), o produto. O profissional precisa estar atento às últimas tendências da moda e transformar o cliente em um “personagem” desejado, em pouco tempo.

Boa parte das pessoas que buscam uma assessoria em personal styling são mais jovens e querem um resultado imediato, mesmo que aquilo não seja natural, mas não há nenhum demérito nisso.

Como dito acima, quem procura um personal stylist tem necessidades urgentes, e, geralmente tem pouco tempo para pesquisas e compras, daí entra o especialista para ajudá-lo.

 

Personal shopper

O personal shopper, em uma tradução simples, para que fique mais fácil de entender, é um assessor de compras, pode ser para um evento, um determinado grupo ou uma  pessoa que queira dar uma repaginada no seu visual, mas precisa de alguém que conheça moda e as marcas, para acompanhar e orientar nessas compras.

Para eventos, um personal shopper pode orientar noivas, noivos, pais e mães, madrinhas e padrinhos onde comprar ou alugar suas roupas. Já em uma empresa, que esteja insatisfeita com o visual dos seus funcionários, o personal shopper, pode acompanhar diversos desses funcionários em compras e fazer escolhas mais assertivas, de acordo com as diretivas entregues pela empresa.

O trabalho também pode ser realizado com clientes brasileiros em outros países, é o personal shopper no exterior. Geralmente o cliente que procura esse profissional, quer mudar radicalmente o seu guarda-roupas, está cansado das marcas nacionais, mas não tem muito conhecimento para, sozinho, efetuar as compras fora do país. 

Nesse caso, o personal shopper tem um conhecimento prévio da cidade no exterior pretendida pelo cliente e poderá levar o cliente aos melhores shoppings e apresentar a ele, diversas marcas exclusivas.

 

Consultor(a) de imagem

O trabalho de consultoria de imagem e estilo é o mais abrangente de todos. Nele, o(a) consultor(a) de imagem fará uma entrevista com o cliente, buscando entender seu momento de vida atual, as transformações pelas quais está passando e quais são os seus objetivos.

Nesse levantamento de dados, o consultor deve identificar a personalidade do cliente e onde ele pretende chegar, pois a ideia aqui é fazer com o cliente se torne uma versão mais aprimorada de si mesmo, não um personagem que não se sustentará por muito tempo.

Depois do levantamento de personalidade e objetivos do cliente, o consultor de imagem encaminha o cliente para um visagista, que fará uma análise dos traços físicos do cliente e também de sua personalidade para determinar qual tipo de corte de cabelo e barba (se for o caso) harmonizam melhor com suas linhas corporais e faciais. O visagista geralmente é um(a) cabeleireiro(a) e ele(a) mesmo(a) pode executar o serviço, pelo menos a parte relacionada ao cabelo.

O consultor de imagem também precisa visitar o closet ou guarda-roupas do seu cliente, para indicar as peças que devem ser doadas, as que se encaixam na nova versão do cliente e que poderão ser aproveitadas e aquelas que precisam passar por ajustes.

Depois de todo esse levantamento, o consultor de imagem entregará um dossiê ao cliente com todas as diretivas para que ele, por conta própria, execute o planejamento, comprando as roupas, fazendo as combinações e levando as peças para fazer os ajustes necessários.

Caso o cliente opte por adicionar esse serviço, o consultor pode acompanhar o cliente durante suas compras, orientando-o segundo o planejamento. Nesse momento, o trabalho do consultor passa a ser o de um personal shopper, no entanto com muito mais conhecimento dos objetivos pretendidos.

 

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Ficou claro para você qual a diferença entre os três trabalhos?

Jason Brum
Consultor de Imagem e Estilo

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