Psicologia da educação nunca foi tão importante como agora

Psicologia da educação

A psicologia da educação, também conhecida como psicologia educacional, é um ramo da psicologia que estuda o processo de aprendizagem e ensino.

Segundo João dos Santos Carmo, autor do livro Fundamento Psicológicos da Educação “a Psicologia da Educação utiliza princípios e informações que os estudos psicológicos oferecem acerca do comportamento humano, para tornar mais eficiente o processo ensino aprendizagem, constituindo-se em um ramo da Ciência Psicologia e tem por objeto de estudo todos os aspectos das situações da educação, sob a ótica psicológica, dos quais derivam princípios, modelos, teorias e procedimentos de ensino assim como métodos práticos de instrução e avaliação. E por fim, estuda as relações existentes entre as situações educacionais e os diferentes fatores que as determinam.”

Além disso, ela é responsável por compreender tudo aquilo que pode ser considerado um obstáculo para a aprendizagem dos alunos como, por exemplo, transtornos de déficit de atenção, dislexia, problemas emocionais, familiares, entre inúmeros outros.

Para que a Psicologia da educação atinja seu objetivo, é importante que ela seja desenvolvida em todo o ambiente de ensino, principalmente com apoio dos professores. Para isso, é importante que eles tomem conhecimento sobre os objetivos desse ramo da psicologia na escola. Para isso, existe curso gratuito de Psicologia da Educação que pode ser realizado até mesmo de forma online.

Por que a psicologia da educação é tão importante para o momento que vivemos hoje?

Psicologia da educação importância

O ano de 2020 começou e com ele trouxe a pandemia, devido ao vírus, medidas de proteção a população precisaram ser tomadas como, por exemplo, a quarentena, que precisou ser instaurada em muitos países. Com isso, escolas, negócios, transportes e lojas foram obrigados a parar suas atividades.

Todavia, como já estamos no fim do primeiro trimestre do ano, muitos viram a necessidade de se reinventar, inclusive algumas escolas. Que para não deixar seus alunos com o ano letivo atrasado, decidiram elaborar aulas online.

Com esse novo modelo de aulas das escolas, a psicologia da educação se faz muito necessária, pois é através dos estudos, pesquisas e técnicas aplicadas por ela em união com o corpo docente que os alunos terão o melhor suporte possível.

Suporte esse que será representado por atitudes como:

  • Elaboração de métodos eficazes de ensino;
  • Aconselhamento e orientação;
  • Compreensão das etapas do desenvolvimento;
  • Elaborar os princípios das avaliações;
  • Conhecer os estudantes e suas particularidades;
  • Desenvolver habilidades: autoconhecimento, autoconfiança, respeito à diversidade, espírito de equipe, compartilhamento e autonomia.
  • Incentivar disciplina positiva e criatividade

Vale ressaltar, que todas essas atitudes que representam o trabalho de um psicólogo da educação já se faz presente nas escolas em dias normais. Porém, em épocas de crise, essas atitudes precisam ser reformuladas e adaptadas à nova realidade.

Dentre as atitudes de um psicólogo educacional, a que se mostra mais necessária, que precisa ser reinventada e que podemos citar como principal é a “elaboração de métodos eficazes de ensino”. Isso porque, segundo esses profissionais, é comprovado que existem técnicas e abordagens que fazem toda a diferença no processo de aprendizagem e de ensino. Assim, quando um professor aprende essas técnicas e abordagens pode utilizá-las em benefício dos seus alunos.

Por fim, podemos afirmar que a Psicologia da Educação contribuiu diretamente para o sistema educacional que temos hoje. Quando aplicada nas escolas, ela ajuda tanto os professores quanto os alunos das mais diversas maneiras. Por essa razão, o sistema educacional necessita do apoio desses profissionais hoje mais do que nunca. Isso porque são eles, em trabalho conjunto com os professores, que manterão de pé o ensino e a aprendizagem e farão que aconteça com a maior eficácia possível, de maneira a sempre pensar nas dificuldades e particularidades de cada aluno.

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