Brasil lidera inovação e adoção de novas tecnologias na América Latina

As principais indústrias de vários setores tradicionais da América Latina estão passando por mudanças revolucionárias em nome da tecnologia. A transformação digital está mudando a maneira como as pessoas fazem negócios. Os impérios estão surgindo de startups, aplicativos móveis, iterações de software e criptomoedas.

A tecnologia alimenta inovações imprevistas e abrange uma distância anteriormente insuperável com velocidade, precisão e confiabilidade. Dentro do clima de negócios no Brasil, a tecnologia está guiando as mudanças para um melhor acesso e regulamentação dos mercados locais emergentes.

Oportunidades de negócios no Brasil – Visão geral da economia brasileira
O Brasil é o quinto maior país do mundo e o maior da América Latina. Abriga uma população impressionante de pouco menos de 212,4 milhões de pessoas. O Brasil possui o nono maior PIB do mundo, administrado por importantes indústrias de manufatura, petróleo e gás, agricultura e ferro e aço.

O país é membro de muitos acordos e fóruns internacionais de comércio, incluindo MERCOSUL, BRIC, G-20 e Organização Mundial do Comércio. Hubs comerciais como São Paulo são colméias para atividades de negócios e inovação, e continuam atraindo cada vez mais investidores estrangeiros.

O Brasil possui uma reputação de burocracia comercial e complexidades que alguns consideram uma barreira aos negócios. No entanto, o país está trabalhando duro para abrir as portas para a inovação tecnológica.

Soluções tecnológicas emergentes

À medida que a economia do gigante latino-americano cresce, também cresce sua classe média de alto consumo. Além disso, as empresas que impulsionam o acesso à tecnologia estão impulsionando um aumento na alfabetização digital da população do país.

As agendas de sustentabilidade e eficiência continuamente impulsionam melhorias e abrem o campo para a inovação, especialmente em tecnologia. Descrevemos algumas das indústrias emergentes em tecnologia desse poder regional.

Comércio móvel

O Brasil, juntamente com o México, lidera a região em termos de maior número de usuários móveis. Recentemente, a Universidade Fundação Getúlio Vargas / FGV publicou sua trigésima Pesquisa Anual de TI no Brasil. Nesta pesquisa, eles relatam que existem mais de 420 milhões de dispositivos no Brasil. Esses dispositivos incluem notebooks, computadores, smartphones e tablets. São cerca de 2 dispositivos por pessoa no país. Destes, 230 milhões são apenas smartphones.

Uma presença digital e online crescente está ampliando o mercado para o comércio móvel. À medida que indivíduos e famílias ficam online, os aplicativos que oferecem experiências mais fáceis de atendimento ao cliente estão em alta demanda. Somente em 2013, o uso de dispositivos móveis para comprar mercadorias no Brasil disparou 84,2%.

Os produtos online populares para os brasileiros incluem moda, cosméticos e eletrônicos.

Serviços como Rappi, iFood e Uber agilizam a entrega e o transporte de alimentos, oferecendo às pessoas alternativas convenientes para acessar as necessidades do dia a dia. Também existem plataformas que ajudam na contratação de serviços de hidráulica por exemplo.

Empresas brasileiras bem estabelecidas agora estão apoiadas nessas soluções contemporâneas para manter e aumentar sua base de clientes. Uma grande empresa de redes de supermercados Carrefour está formando uma parceria com a Rappi e outras startups para revisar e renovar suas próprias operações. Essas parcerias estão aumentando a receita de comércio eletrônico e móvel do Carrefour, reduzindo custos e aumentando lucros.

F intech no Brasil

Instituições financeiras como bancos estão em reforma por soluções voltadas para a eficiência do serviço ao cliente. A tecnologia financeira ou ‘fintech’ está varrendo o setor bancário tradicional do Brasil.

As empresas que oferecem microcréditos, plataformas de pagamento instantâneo e vendas de seguros têm a promessa de conveniência. O NuBank, por exemplo, interage com os clientes por meio de um aplicativo eletrônico. NuConta, uma conta bancária digital gratuita, agora tem 3 milhões de usuários. O Nubank atrai cerca de 6 milhões de clientes e, em 2019, alcançou o topo do ranking mundial nos melhores bancos do mundo em 2019 .

Historicamente, uma grande população do Brasil (e em toda a América Latina) não possuía uma conta bancária. Agora, a Fintech chega a comunidades menores e regiões isoladas para trazer comunidades não-bancárias para o setor de conectividade financeira.

A Fintech, sem dúvida, ainda tem seus desafios – notavelmente, que o setor está avançando tão rapidamente que o governo está lutando para manter o ritmo em termos de estabelecer marcos regulatórios claros para os parâmetros de inovação da fintech. No entanto, essa área é definitivamente uma das oportunidades de investimento no Brasil.

Tecnologia do agronegócio (agritech)

O Brasil atribui sua saída da recessão à crescente indústria do agronegócio. Em 2017, o agronegócio representou 23% do PIB do país. Como pilar central da economia do país, o agronegócio está chamando a atenção das empresas de tecnologia agrícola (agritech) que buscam maneiras de melhorar ainda mais a eficiência do setor.

As soluções populares de tendências no Brasil incluem:

Agricultura de precisão
Sensores e culturas
Geolocalização e navegação.
4,4 milhões de fazendas familiares geram 85% da atividade agrícola do Brasil . Portanto, encontrar maneiras práticas e econômicas de aprimorar as operações nem sempre oferece uma solução ‘tamanho único’.

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