Como tratar torção no tornozelo?

É mais comum em atletas, mas pode acontecer com qualquer pessoa: um passo em falso em uma rua mal pavimentada ou cair de mal jeito no futebol semanal são suficientes para sofrer uma torção de tornozelo. Mas a pergunta que fica é como tratar torção no tornozelo?

De fato, a torção de tornozelo é uma das lesões mais frequentes no sistema musculoesquelético, que, como dito, pode ser sofrida por qualquer pessoa, embora os atletas sejam mais propensos a elas. Além disso, a faixa etária mais afetada por esse problema é entre 21 e 30 anos.

Como é algo relativamente comum, vamos ver como tratar torção no tornozelo.

Que tipos de torções de tornozelo existem?

Dentro das articulações, existem bandas de tecido elástico, fortes e flexíveis, chamadas ligamentos, que conectam os diferentes ossos uns aos outros. 

Sofrer uma torção no tornozelo significa que os ligamentos que se juntam aos ossos do tornozelo foram distendidos, rasgados ou, no pior dos casos, quebrados. 

Normalmente, isso acontece ao caminhar em pisos irregulares e o pé torce para o lado ao pisar, deixando-o em uma posição não natural, além de seu limite habitual de movimento, e essa estrutura dos ligamentos do tornozelo sofre uma alteração.

Podemos falar sobre vários tipos de torção:

  • Torção do ligamento lateral externo ou inversão do tornozelo: neste tipo de lesão, a sola do pé geralmente está voltada para dentro e o tornozelo voltado para fora. Afeta os ligamentos da parte externa da articulação. É o mais frequente e, dependendo da gravidade da lesão, temos torções de grau I, II ou III.
  • Torção do ligamento medial: quando o pé torce para o outro lado, de modo que a sola do pé esteja apontando para fora. Afeta os ligamentos localizados na parte interna do tornozelo.
  • Torção crônica: é quando a torção ocorre repetidamente no mesmo tornozelo ou se a dor durar mais de quatro ou seis semanas.

Quais são os sintomas da torção de tornozelo?

Dependendo da sua gravidade – leve, moderada ou grave – os sintomas podem variar. No caso de ser leve – grau I – o ligamento foi esticado demais ou ligeiramente quebrado, por isso é normal que haja dor, inchaço em um leve grau e um leve hematoma aparecer, mas a mobilidade no tornozelo não é perdida e a pessoa é capaz de andar.

Em contraste, torções moderadas – grau II – são causadas por uma ruptura parcial do ligamento, de modo que a dor e a inflamação são mais intensas. Neste caso, a mobilidade do tornozelo pode ser limitada e, além disso, pode ser difícil suportar o peso no pé ou o paciente caminha em posturas que reduzem a dor, na ponta dos pés, por exemplo.

Em terceiro lugar, se tivermos azar o suficiente para sofrer uma torção grave – grau III – é impossível se apoiar no tornozelo, já que o ligamento foi rasgado ou completamente quebrado. Logicamente, o inchaço e a dor são muito maiores do que nos níveis anteriores.

Como tratar torção no tornozelo?

O tratamento específico para uma torção de tornozelo e o período de cicatrização dependerão da gravidade da lesão. A maioria dos pacientes se recupera e pode retomar sua vida normal, esportes e atividades em poucos dias (torções leves) ou em até 6-8 semanas (em alguns casos mais graves).

Para que a recuperação seja correta, aqui estão algumas dicas do que fazer recomendadas por ortopedista especialista em tornozelo:

  • Descanso: descanse, tente não andar e, na medida do possível, não suporte o peso no tornozelo lesionado. Além disso, você deve evitar o esporte por um período aproximado que pode variar de dez dias – no caso de torção leve – a quarenta e cinco – no caso de torção severa.
  • Gelo: para que a inflamação diminua, aplique frio no tornozelo afetado por quarenta e oito horas após a torção. Faça isso a cada três ou quatro horas por períodos de vinte minutos, mas nunca coloque o gelo diretamente na pele. É melhor envolvê-lo em um pano ou bandagem e depois aproximá-lo da área dolorida.
  • Compressão: dependendo do grau de lesão, a imobilização do tornozelo é realizada com uma tornozeleira ou tala rígida, de acordo com a avaliação do médico. 
  • Elevação: mantenha a perna erguida quando estiver sentado ou deitado.

Essas são as melhores dicas para quem deseja saber como tratar torção no tornozelo.

 

Confira: O que fazer para cuidar melhor da pele?

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *