Whatsapp Business API: O que é e como funciona?

Você já ouviu falar do WhatsApp Business API? Se ainda não, está na hora de conhecer mais sobre o recurso, que promete trazer uma revolução no atendimento online das empresas, facilitando a comunicação e a troca com os clientes.

 

Afinal de contas, o relacionamento com o público é um dos fatores fundamentais de destaque nos negócios. Portanto, não há como fugir: você precisa investir em inovações para a sua equipe de atendimento.

 

Por isso, continue a leitura do artigo de hoje e conheça o que é o WhatsApp Business API e como o recurso funciona.

O que é o WhatsApp Business API?

O WhatsApp Business API é uma solução desenvolvida pelo Facebook, que tem como principal objetivo escalar o SAC (Serviço de Atendimento ao Cliente) por meio do WhatsApp. 

 

Dessa forma, a comunicação das empresas torna-se muito mais simples e intuitiva.

 

Uma das grandes vantagens do recurso é que ele pode ser usado para empreendimentos de qualquer ramo e porte. Assim, desde uma empresa de segurança para festas, até uma pequena loja de artesanato, podem aproveitar a tecnologia.

 

Basicamente, liberou-se uma API no WhatsApp, que permite integrar o aplicativo às demais plataformas de atendimento digital. Com isso, as empresas podem receber contatos de diversos canais, em um único número de telefone.

 

Muito mais fácil, não é mesmo? Com o API, você não vai mais precisar ter vários números de WhatsApp e atendentes exclusivos para cada um deles.

 

Além de ser desgastante para empresa, os clientes não têm uma experiência boa, o que pode prejudicar a percepção do público da sua marca, bem como aumentar os riscos de erros humanos.

 

Pense na seguinte situação: você trabalha com transporte executivo bilíngue e cada vendedor tem um número de WhatsApp para se comunicar com os clientes interessados.

 

Isso pode ser muito confuso, pois algumas pessoas podem não saber para quem, de fato, enviar uma mensagem. Como consequência, você pode perder uma venda e, pior, o seu negócio passa a ser visto como “menos” profissional.

 

Daí a importância de integrar o API no WhatsApp Business para promover uma experiência muito melhor aos seus clientes.

Como funciona o API do WhatsApp Business?

A principal função do API é fazer essa integração de canais e plataformas em um único local de atendimento. Além disso, ele também permite a junção de dados de CRMs (Customer Relationship Management), controle logístico e automação de marketing.

 

O API (Application Programming Interface), ou Interface de Programação de Aplicativos, nada mais é que um software de programação que cria sistemas capazes de acessar dados de um outro sistema.

 

Parece complicado, mas não é. O API basicamente é usado para a comunicação entre aplicativos e sites das empresas.

 

Imagine que você está procurando por uma academia para crianças. Ao fazer a busca, o site de pesquisa irá interagir com outras páginas para fornecer as informações para você. Entendeu? No WhatsApp, o princípio é o mesmo. 

 

Com base na tecnologia integrada, é possível promover um atendimento mais assertivo e personalizado, permitindo coletar dados oriundos de outros canais de comunicação da sua empresa e organizá-los em uma só plataforma.

 

Além do mais, o API do WhatsApp conta com chatbots, que são programados para conversas automáticas com os clientes.

 

Dessa maneira, mesmo que um usuário pergunte sobre uma aula de sertanejo fora do horário comercial, ele não ficará sem resposta, já que o atendimento por chatbot é feito nos 7 dias da semana, por 24 horas.

Quais as diferenças do Business API das outras versões?

Tudo bem que o API parece um recurso incrível, mas o que eu vou ganhar com isso?

 

Essa é uma pergunta que você deve estar se fazendo, afinal de contas, já existe a versão do WhatsApp padrão e até mesmo o aplicativo comercial.

 

Mas, calma. Vamos te explicar o porquê o API é visto como uma revolução.

 

Em primeiro lugar, o recurso é um serviço do WhatsApp Business, não um aplicativo. Ou seja, é uma das funcionalidades da versão para empresas – e isso já diferencia o API das demais versões do programa.

 

Além disso, o WhatsApp Business API:

 

  • Permite a criação de conversas automatizadas (chatbots);
  • É capaz de realizar múltiplos atendimentos;
  • Fornece relatórios de dados de desempenho;
  • Armazena informações pertinentes sobre o cliente.

 

Nem precisa falar da diferença para o WhatsApp padrão, não é mesmo? A versão conhecida de lançamento do aplicativo não serve para os negócios, mas sim, para conversas mais informais, com amigos e familiares.

 

Uma empresa de desinfetante, por exemplo, pode ter a sua imagem prejudicada se usar a versão WhatsApp “normal”, pois as pessoas vão considerar o atendimento menos profissional e não ter tanta confiança assim no empreendimento.

 

Então, trate de separar os aplicativos de uso pessoal e profissional!

Quais as vantagens do WhatsApp Business API?

Só pelas características do API já dá pra ter uma ideia do quanto esse serviço pode mudar o atendimento e o relacionamento da sua empresa com os clientes. Não é à toa que cada vez mais negócios optam pela solução.

 

O melhor é que o recurso traz um ótimo retorno. Por exemplo, com essa comunicação eficiente, é possível informar melhor seus compradores sobre as condições de uma entrega rápida moto, entre outros serviços.

 

Como consequência, é possível observar um crescimento contínuo da sua empresa, o que impacta diretamente na lucratividade e no reconhecimento do mercado.

 

Abaixo, confira algumas das vantagens do WhatsApp Business API.

1 – Atendimento rápido e automatizado

Você já passou por uma situação em que fez uma pergunta para a empresa, mas não obteve nenhuma resposta? Se sim, sabe o quanto isso é frustrante e pode significar a perda de um negócio!

 

Mas com os chatbots do API é possível oferecer atendimento a um grande número de clientes, sem ignorá-los, e o melhor: diminuindo o tempo de espera.

 

Isso garante rapidez na comunicação, o que é determinante para conquistar o comprador

 

Até porque, se um usuário entra em contato com você querendo saber mais sobre uma sacola tnt lembrancinha, mas não obteve resposta, ele vai acabar procurando a concorrência. Então, não deixe isso acontecer!

2 – Número ilimitado de atendentes em um mesmo canal

Se você já usa o WhatsApp como canal de comunicação da sua empresa, mas não tem uma conta oficial no Business, é bem provável que você tenha vários problemas de comunicação – não só com os clientes, mas também entre os atendentes.

 

Um colaborador pode repassar informação incorreta, chocar horário do serviço com outro cliente, confundir os atendimentos… Enfim, são muitos problemas.

 

Com o API, toda essa comunicação é integrada e, além disso, os seus funcionários têm todos um mesmo número de telefone. Assim, o cliente tem muito mais confiança em saber que a empresa tem um contato oficial.

3 – Possibilidade de atendimento híbrido

Com o API do WhatsApp Business, as empresas podem mesclar o atendimento automatizado via chatbot, com uma comunicação humana, feita pelos atendentes. 

 

Isso melhora a experiência do consumidor, ainda mais quando o seu problema não pode ser resolvido por um robô.

 

Imagine, por exemplo, fazer um pedido de comida para empresas, ter um desvio na entrega e só conseguir contato com um chatbot? Isso é muito frustrante para o cliente e pode fazer com que ele veja o seu negócio com maus olhos.

 

Por esse motivo, é sempre importante destacar: o atendimento automatizado é excelente, mas ele não deve substituir a comunicação humana.

4 – Ótimo ROI (Retorno sobre Investimento)

O investimento no API do WhatsApp Business traz muitas vantagens para as empresas. 

 

Por essa razão, o ROI (Retorno sobre Investimento) é bastante significativo, uma vez que o seu negócio pode observar um relacionamento mais próximo com o cliente, maiores oportunidades de venda e um crescimento no mercado.

 

Vale dizer que, nos dias de hoje, o consumidor digital é multicanal, justamente por conta do boom das redes sociais e plataformas de comunicação.

 

Sendo assim, as empresas têm o dever de acompanhar o comportamento de seus clientes e oferecer soluções personalizadas. Afinal, vamos procurar por negócios que atendem nossos anseios e preferências.

Conclusão

O que achou da nova solução do WhatsApp, o Business API? De fato, o recurso oferece inúmeras vantagens às empresas, sendo uma tecnologia de integração dos canais de atendimento, que proporciona uma ótima experiência aos clientes.

 

Além disso, o API acompanha as novas tendências digitais, que estão cada dia mais integradas.

 

Promovendo, assim, uma junção de dados, conversas e compartilhamento de informações, para que os consumidores possam ter uma comunicação muito mais simples e eficiente.

 

Sendo assim, vale a pena conferir mais sobre o funcionamento do API do WhatsApp Business e avaliar a possibilidade de aplicação do recurso no seu negócio.

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