Primeiros Cuidados com um Filhote de Cachorro

Primeiros Cuidados com um Filhote de Cachorro

Primeiros Cuidados com um Filhote de Cachorro

Ter um cachorrinho em casa é uma benção! Eles são tão fofos, sempre cheios de energia e prontos para levantar a qualquer momento, certo? Os bebês precisam de cuidados especiais nos primeiros meses de vida, e é sua responsabilidade saber de tudo! Reunimos um miniguia de dicas de saúde para filhotes que você vai adorar: vacinas, desparasitação, dar banho em filhotes e a ração perfeita para cães.

Primeiros Cuidados com um Filhote de Cachorro

Amamentação 

Até 35-45 dias de idade é o momento ideal para manter os filhotes amamentados, desde que a mãe seja capaz de amamentar. Até lá, os peludos devem consumir apenas leite materno, que já possui os nutrientes necessários para um crescimento saudável. O desmame é um processo natural pelo qual os cães passam quando têm cerca de um mês de idade. Nesse período, eles podem receber papinha, obrigatoriamente intercalada com leite. Para que o animal entenda que é servido especificamente para comida, e não para brincadeiras, é recomendável cheirar e lamber antes de oferecê-lo.

 

Adoção de filhotes órfãos

Se você decidir adotar um filhote, saiba que esses filhotes fofos nem sempre tiveram a oportunidade de entrar em contato com a mãe e mamar o suficiente para se manterem fortes e saudáveis. Nesses casos, os cuidados devem ser redobrados para evitar doenças e garantir um crescimento adequado. O leite materno é necessário porque é rico em proteínas, vitaminas e gorduras. No primeiro dia de vida, os filhotes sugam o colostro, que contém anticorpos que ajudam a proteger os bebês. Se o seu animal de estimação não foi amamentado, você deve primeiro levá-lo ao veterinário para que seja verificado. Assim como se você tivesse comprado um animal de estimação de um criador. O especialista examinará o bebê e indicará se ele precisa realizar exames adicionais para saber como está sua saúde. Em alguns casos, pode ser necessário dar ao filhote fórmula preparada ou caseira para substituir o leite materno.

 

Primeira noite longe da mãe

Em muitos casos, as primeiras noites que um filhote passa longe de sua mãe e irmãos podem ser difíceis. Eles estão entediados e o sentimento de “perda” pode ser manifestado por choro constante. Para que seu pet se sinta mais confortável, você precisa proporcionar a ele um ambiente aconchegante. Uma cama quentinha, com cobertores e em um lugar protegido do frio, peluches, música suave ao fundo.

 

Alimentação do cachorro

Ao mudar para alimentos sólidos, os filhotes devem ser alimentados com o mesmo alimento até os 12-14 meses de idade. Este é o momento em que o pet atinge a maturidade, passando a receber alimentos adequados para esta fase. Filhotes precisam de cuidadosa atenção à comida. Idealmente, o peso de um bebê deve aumentar cerca de 25% nos primeiros seis meses de vida. Isso deve ser quase metade do seu peso adulto. Assim, a quantidade correta de ração é essencial para o crescimento de um cão saudável. Para escolher o melhor alimento, conte com a orientação de um veterinário. Recomenda-se oferecer três refeições por dia. Para fazer isso, divida a ração diária entre as refeições. Também é interessante definir um determinado horário para ele para que o filhote se acostume e seja incluído na rotina da casa desde cedo.

 

Vacinas recomendadas

A prevenção de doenças em cães é muito importante e deve começar desde cedo. A vacinação é o principal cuidado para todos os animais de estimação e deve ser administrada por um veterinário. Os cães devem ser vacinados nas primeiras seis a oito semanas de vida. Aprender mais:

 

Vacinas para cães

Raiva – recomendado a partir de 3 meses, com revacinação anual. B8 e B10 – a partir das 6 semanas de idade, administrado em três doses na primeira vacinação e uma vez na revacinação anual dos animais já vacinados.

 

Influenza canina – a partir de 8 semanas de idade, administrada em duas doses na primeira vacinação e em dose única na revacinação anual dos animais já vacinados.

 

Giardia – a partir de 8 semanas de idade, administrada em duas doses na primeira vacinação, e uma vez na revacinação anual dos animais já vacinados.

 

Banho

O cachorro pode tomar o primeiro banho em casa a partir dos dois meses de idade. A pet shop lista apenas 15 dias após seguir o protocolo de vacinação recomendado pelo veterinário. Idealmente, os animais de estimação devem tomar banho a cada 15 dias para evitar problemas de pele e crescimento de mofo. Isso é suficiente para manter o cão limpo. Agora, se o fofo do quintal ficar muito sujo, podemos recomendar um “banho a seco” com produtos especiais para animais de estimação.

 

Desparasitação

Aos 15 dias, os filhotes já podem receber a primeira dose de anti-helmínticos. Para determinar o melhor medicamento e a frequência ideal para desparasitar o seu cachorro, consulte o seu veterinário.

 

Proteção contra pulgas e carrapatos

Filhotes de 1 kg e mais de um mês de idade podem receber alguns tratamentos contra pulgas e carrapatos.

 

No entanto, antes de escolher um produto, verifique com seu veterinário, pois nem todos são seguros para todas as raças e tamanhos de animais.

 

Continue lendo nosso site!

 

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *