Benefício INSS: Saiba como funciona a previdência Social para brasileiros que moram fora do país

São diversos os aspectos relacionados aos direitos previdenciários que falam a respeito de brasileiros que vivem fora do país, já que para muitos é um grande sonho.

Quem tem essa oportunidade, geralmente opta por essa alternativa, principalmente para conseguir melhores condições de vida, também para escapar da violência, recomeçar e até mesmo para ter uma nova experiência.

São diversos motivos para desfrutar do INSS fora do nosso país.

Como solicitar os benefícios do INSS no exterior?

Assim que você conseguir completar todos os requisitos necessários para conseguir a sua aposentadoria no exterior, você poderá realizar a solicitação desse benefício.

Contudo, o processo poderá depender totalmente do Acordo Internacional Previdenciário ou a falta dele com o país em que você reside.

No cenário onde há esse acordo, você deverá ir até a Entidade Gestora referente ao seu país e depois realizar a solicitação.

O endereço de cada um desses organismos ligados aos países em que o Brasil possui o acordo pode ser encontrado no site do INSS.

É em organismos como esses que você irá demonstrar que está apto em preencher todos os requisitos para o benefício e também irá indicar qual é a conta bancária que você deseja receber a sua aposentadoria.

Todas as regras referentes à concessão da aposentadoria poderão ser encontradas no Acordo Internacional e você pode encontra-lo na plataforma online Meu INSS.

E se não há nenhum tipo de acordo? O que deve ser feito?

Há também a hipótese de que não haja nenhum acordo entre o Brasil e o país em que você está residindo, não é mesmo?

Portanto, para que você consiga receber essa aposentadoria, você deverá buscar primeiramente pelo procurador.

Saiba que grande parte dos processos de requerimento da aposentadoria é online e você precisa fazer um anexo com esses documentos pelo computador para ser possível enviar a sua solicitação para o INSS.

O benefício poderá ser recusado pelo Instituto, desta forma, você terá que entrar com a sua ação judicial juntamente com um advogado brasileiro.

Esse é o motivo pelo qual nomear um procurador é essencial, esse que irá ser o seu representante no seu país de origem, pois assim você não precisará viajar para o Brasil para realizar o ajuizamento da ação.

Na hora em que esse benefício for entregue, você deve solicitar para esse procurador o saque do seu dinheiro mensalmente e realizar a remessa devida para a sua conta que é do exterior.

 

Gostou de mais um dos nossos artigos? Então não deixe de compartilhar com os seus amigos, quem sabe assim você não consegue ajudar outras pessoas!

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *