Curso para Trabalhar Como Motorista de Guincho Vale a Pena?

Em primeiro lugar, é importante saber que trabalhar como motorista de guincho sempre tem  espaço no mercado, ainda mais com o aumento crescente da frota de veículos circulando.

E com isso, a chance de haver uma colisão ou uma pane elétrica ou mecânica também é bem maior.

Mas, para poder trabalhar com um serviço de reboque, é preciso ter alguns conhecimentos básicos, como conduzir e operar um caminhão tipo guincho.

Se você tem interesse, saiba que quanto mais preparado estiver, mais facilidade terá na hora de conseguir uma colocação.

E é justamente sobre isso que vamos falar aqui: a importância de fazer um curso para se capacitar a trabalhar como motorista de guincho.

O que faz um motorista de guincho?

Basicamente, o motorista de guincho conduz e opera um caminhão guincho, com a finalidade de transportar o veículo até uma oficina, borracharia ou o lugar designado pelo cliente.

Resumindo, ele deve dirigir, rebocar e prestar serviços de socorro mecânico, e embora algumas empresas ofereçam treinamentos, ter um curso será um diferencial.

Lembrando que é um mercado com alta demanda por profissionais capacitados, pois com a grande quantidade de veículos circulando, problemas podem acontecer nos momentos mais imprevistos, sendo necessário então um serviço de reboque.

Quais são as exigências para trabalhar como motorista de guincho?

O primeiro requisito se refere à categoria da carteira de habilitação, que pode ser C ou E.

Se você está pensando em operar guincho tipo plataforma, que é para transportar veículos leves e médios, é obrigatório ter a habilitação C.

Já para trabalhar com guincho tipo asa delta, a categoria da habilitação é a E, embora algumas empresas exijam somente a categoria D.

Além da experiência, o ideal é que o guincheiro tenha uma capacitação, a qual é obtida através de cursos profissionalizantes.

Vale a pena fazer um curso?

Antes de mais nada, para estar habilitado a trabalhar como motorista de guincho, é preciso ter uma formação especializada.

Isso porque é um tipo de trabalho que exige que o condutor saiba operar um caminhão gancho de forma correta e segura, de forma a não causar nenhuma avaria no veículo e ser transportado em segurança.

Então, vale a pena sim fazer um curso, onde você vai aprender tudo sobre os equipamentos, desde as características técnicas como toda a operação. 

Os principais tipos de guinchos;

  • Todas as normas;
  • Tipos de plataformas e seu uso;
  • Possíveis problemas e como realizar reparos;
  • Como ocorre o autosocorro.

Essas são apenas alguns dos conteúdos do curso, mas é o que capacita o profissional a estar apto a realizar o reboque de um veículo de acordo com as normas e procedimentos técnicos e de segurança.

E mesmo quem já trabalhe na área, também é importante estar fazendo cursos de atualização, principalmente para aprender a lidar com equipamentos mais modernos.

Mais uma vez, fazer um curso para motorista de guincho facilita muito no momento de encontrar uma vaga de trabalho, que por sinal, é um mercado com muitas oportunidades de emprego.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *