3 razões para contratar um seguro de carro

Essas são as razões para contratar o seguro de carro e que você não deve deixar de conhecer! Afinal, estamos todos sujeitos a diversas situações ruins que precisam de um seguro para suprir a necessidade do momento. Veja, a seguir!

Mas para que serve o seguro de carro?

Existe a obrigação de segurar todos os veículos terrestres a motor, automóveis de passageiros, como veículos utilitários, veículos de duas e três rodas, motocicletas e scooters, quads e até cortadores de grama montados!  Essa obrigação se estende a veículos sem licença, duas ou três rodas que não são homologadas (mini-motocicletas), bem como veículos que não circulam, como veículos de coleção (contratos específicos).

O que o seguro de automóvel cobre para responsabilidade civil?

A obrigação de segurar diz respeito apenas à responsabilidade civil do proprietário do veículo. Este seguro de carro de “terceiros” cobre danos a terceiros, outro veículo, um pedestre e até o passageiro do veículo.  No entanto, o motorista segurado por terceiros e responsável por um acidente não é coberto por ele e não será compensado de forma alguma pela sua companhia de seguros, independentemente de ter sofrido lesões corporais ou danos materiais.

Razões para contratar o seguro de carro

É possível, mesmo recomendado, não se ater à simples obrigação legal de seguro, mas estendê-la a outras garantias, como, por exemplo, danos por colisão, incêndio e roubo, quebra de vidro etc.

1# Garantia de danos por colisão

Seu interesse é óbvio: por um baixo custo, cobre os danos sofridos pelos veículos, mesmo em caso de responsabilidade ou responsabilidade conjunta do motorista. Observe, no entanto, para poder exercer essa garantia, você deve identificar o “objeto” da colisão, seja um pedestre, um ciclista, outro veículo ou mesmo um animal. cujo dono é conhecido.

2# A garantia contra incêndio e roubo

Uma das razões para contratar o seguro de carro é este. Permite que o proprietário seja compensado até o valor de seu veículo no dia do incêndio ou roubo. Este “valor de mercado” corresponde ao valor do veículo no mercado de segunda mão. Depende essencialmente da idade do veículo e da sua quilometragem. Geralmente, os especialistas responsáveis ​​por corrigi-lo são baseados na “classificação Argus”, que serve como referência para profissionais do setor automotivo. O valor “para dizer especialista” sempre pode ser discutido.  Existem outras referências e, em particular, o mercado de indivíduo para indivíduo – consultaremos com lucro o site da Centrale ou as estimativas de especialistas e os preços de leilão na sala de leilão quando se trata de veículos que , sem serem considerados itens colecionáveis, não são mais listados (um Citroën BX, um Renault 25, por exemplo).  Também podemos argumentar que acabamos de reparar o veículo ou colocá-lo em perfeitas condições. Em todos os casos, a compensação nunca é imediata: o período para a perda ser reconhecida definitivamente é especificado no contrato. Geralmente é de um mês.

Roubo

Para evitar roubo, uma seguradora pode exigir que o proprietário de um veículo o proteja o máximo possível. Pode exigir que esteja equipado com um alarme ou um sistema de detecção e recuperação, equipado ou não com a tecnologia de localização GPS / GPRS.  Ele também pode solicitar que as janelas do veículo sejam gravadas. Cuidado se você declarou que seu carro está “dormindo” em uma caixa fechada e que foi roubado (ou queimado) na via pública abaixo de sua casa!

3# A garantia de quebra de vidro

Também é muito útil e não é (muito) caro. Quase nove em cada dez motoristas assinam o contrato e, portanto, podem reparar um impacto ou substituir a vidraça a baixo custo.  No entanto, nem todas as vidraças são cobertas por contratos convencionais: não há problema para o para-brisa, as janelas laterais e a traseira, mas você deve verificar se os telhados panorâmicos, os espelhos (e seus espelhos), as várias luzes e faróis também são segurados.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *