Como evitar infecções no ouvido do meu cachorro

Como evitar infecções no ouvido do meu cachorro

Como evitar infecções no ouvido do meu cachorro

Quando o seu cachorro começa a coçar muito a orelha, a abanar a cabeça ou, pior, a chorar quando precisa de coçar, saiba que podem ser sinais de que ele tem infecções nos ouvidos caninos. Esta é uma inflamação no ouvido (mais precisamente, no canal auditivo) que causa dor intensa, coceira incontrolável e um odor desagradável.

Como evitar infecções no ouvido do meu cachorro

Em algumas raças de cachorros, a otite média pode ser mais ou menos suscetível devido ao formato da orelha, que cai em alguns. Além disso, o canal longo e fechado do cão acaba se tornando um alvo para bactérias e fungos.

O que é otite média em cães?

A otite média em cães é uma inflamação que pode ocorrer nas orelhas interna, externa e média. Afeta principalmente raças de animais de estimação com orelhas caídas, como cockers, beagles ou bassets. Isso ocorre porque o ouvido eventualmente bloqueia o canal auditivo, permitindo que a umidade se acumule e criando um ambiente ideal para bactérias e fungos.

 

Embora algumas doenças sejam causadas por certos vírus e bactérias, elas podem ser causadas por diferentes fatores. A causa mais comum é uma infecção bacteriana, na qual o pus e o excesso de cera costumam ser liberados do ouvido. Por outro lado, a otite média fúngica causa sintomas mais clássicos com secreção escurecida e o odor característico de infecções fúngicas (na maioria dos casos, malassezia).

 

Além desses tipos, pode aparecer como resultado de infestação por parasitas, como carrapatos e carrapatos. Ainda é provável que seja em uma caminhada pela praia, depois de nadar, em casa ou mesmo na loja de animais. Também pode acontecer por outros motivos, como carrapatos e carrapatos microscópicos.

Como está o tratamento

Se a otite média do seu cão é causada por microorganismos, o veterinário pode prescrever antibióticos, antifúngicos e analgésicos para aliviar a dor e o desconforto no ouvido do seu animal. Se o problema for causado por outros problemas ou por um corpo estranho (como algodão ou excesso de cera), o problema pode ser resolvido praticando uma boa higiene e usando antibióticos.

 

Animais de estimação com infecções de ouvido recorrentes em cães tendem a desenvolver infecções mais profundas do canal auditivo, tornando as bactérias e fungos cada vez mais resistentes aos medicamentos. Nesses casos, pode ocorrer um otohematoma, caracterizado por acúmulo de sangue causado por algum trauma, que rompe os vasos sanguíneos da orelha do filhote.

 

Em qualquer um dos casos mencionados, é importante consultar o veterinário, pois só ele saberá diagnosticar a doença e recomendar adequadamente o tratamento farmacológico local ou outros meios.

Qual é a prevenção da otite média em cães?

A otite média em cães pode ser prevenida simplesmente limpando a orelha do seu animal, prestando atenção especial àqueles com orelhas caídas. Recomenda-se que você escove pelo menos uma vez por semana e sempre aparece a área da orelha com cuidado para evitar infecções.

 

No entanto, tome cuidado para não exagerar e use objetos pontiagudos, como cotonetes sobre algodão. O mais importante é verificar a sua saúde periodicamente para se certificar de que tudo está em ordem e levá-lo ao veterinário quando sentir necessidade.

O que deve ser considerado antes de iniciar a limpeza?

A limpeza deve ser feita apenas na parte visível e acessível da orelha do animal. Nunca tente limpar o conduto auditivo à força com qualquer objeto, mesmo que seja de algodão, pois há risco de perfuração do tímpano. Se você deseja uma limpeza mais completa, consulte o seu veterinário para obter ajuda.

 

Você deve dar uma boa olhada em seu cão antes de começar a “escovar” sua orelha. Se ele balança a cabeça, coça as orelhas muitas vezes e chora com frequência, é um sinal de que algo está errado. Outro sintoma importante é o odor fétido que vem da infecção. Nesse caso, não limpe a orelha, leve o cachorro ao veterinário.

 

Mesmo para cães com diagnóstico de otite média, as orelhas devem ser esterilizadas primeiro e, em seguida, devem ser aplicados medicamentos para combater a infecção. Para cães com tendência à deficiência auditiva, a escovação semanal é recomendada.

Como limpar a orelha de um cachorro?

Basicamente, você precisará de algodão e de uma solução para limpar as orelhas do seu cão. Confira nosso guia abaixo:

 

  1. Verifique se o seu cão está infectado.

Cheiro ruim, excesso de cera, coceira intermitente e forte sacudida da cabeça não são bons sinais. Se o seu cão tem alguma das indicações acima, leve o animal ao veterinário, pois deve estar com dor.

 

  1. Coloque o cachorro

Para começar a escovar, coloque o cão confortavelmente em seu colo para que você possa ver o canal auditivo. Se for um cachorro grande, apenas segure sua cabeça.

 

  1. Coloque o medicamento no canal auditivo.

Aplique as gotas recomendadas e massageie suavemente em seu ouvido para espalhar bem. Para facilitar a administração do medicamento, posicione o polegar e o indicador enquanto massageia a parte externa.

 

  1. Limpe com algodão.

Remova qualquer sujeira que encontrar com algodão para evitar que entre no canal auditivo. Mude o algodão até ficar limpo. Se necessário, aplique em algodão e comece pelas pontas da orelha para remover a sujeira externa mais teimosa. Não pare até ter certeza de remover toda a sujeira.

 

  1. Trate o seu cachorro com bom comportamento.

Afinal, nunca é demais recompensar seu melhor amigo, certo? Se ele se comportar bem, principalmente nestes momentos difíceis, ofereça-lhe um lanche!

 

A limpeza periódica das orelhas do seu cão faz parte da higiene dele. Portanto, siga nosso conselho e mantenha seu pêlo limpo. Se você tiver alguma dúvida, não hesite em entrar em contato com o seu veterinário. Só ele pode resolver os problemas de saúde do seu cachorro!

Continue lendo nosso site!

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *