Como decorar um quarto de república?

As repúblicas fazem parte do imaginário popular graças aos filmes e séries, que mostram jovens adultos se descobrindo e criando novos laços em uma fase tão importante da vida. Mas, para além das telas, outras preocupações surgem.

Uma nova rotina, novas pessoas, divisão de espaços. Morar em uma república vai muito além das tardes de jogos e das noites de festas. Por isso, é importante relembrar que, acima de tudo, esse ambiente também é um lar.

É nesse contexto que surge a decoração. Afinal, como fazer com que um ambiente compartilhado transmita conforto, harmonia e a personalidade de cada um dos moradores? É sobre isso que falaremos a seguir!

Qual o papel da decoração?

A decoração não tem como objetivo deixar um ambiente apenas bonito, afinal, o conceito de beleza é relativo e pode variar de acordo com cada ambiente, profissional e morador.

Cabe ao design de interiores proporcionar ambientes harmônicos, que tragam a sensação de aconchego e transmita, nos detalhes, aspectos importantes da personalidade, dos hobbies e das paixões dos donos daquele espaço.

Em uma república, a aplicação desse conceito se torna um pouco mais complexa, uma vez que diversas pessoas de diferentes lugares, culturas e crenças dividem o mesmo teto. Ainda assim, é possível construir um ambiente agradável e que transmita a sensação de privacidade, respeitando o espaço, o orçamento e os gostos de cada morador.

O mesmo pode ser aplicado nos quartos, um cômodo ainda mais pessoal e que muitas vezes acaba sendo dividido nas repúblicas. Abaixo, é possível conferir algumas dicas para deixar esse espaço mais acolhedor e pessoal.

Como decorar um quarto de república?

Antes de começar a decorar o quarto, é importante se lembrar de que, no geral, as repúblicas são estruturadas em imóveis alugados e possuem uma grande rotatividade de pessoas. Portanto, mudanças drásticas que envolvem a estrutura e que podem danificar a condição original do ambiente devem ser descartadas.

Ainda assim, é possível transformar o ambiente com um orçamento justo e sem prejudicar o próprio bolso ou o bolso de moradores futuros, utilizando algumas dicas e objetos curingas.

Converse com os seus colegas de casa e de quarto

Antes de colocar a mão na massa, é importante conversar com os colegas de casa e, principalmente, os colegas de quarto, caso o ambiente seja compartilhado. Nessa conversa, é possível apontar que as mudanças não vão afetar o bolso ou a estrutura dos demais moradores.

Além disso, caso você tenha um quarto compartilhado, é importante dividir os planos com o colega. Afinal, aquele ambiente também é dele. Quem sabe não surgem ideias conjuntas para deixar todo o espaço mais aconchegante e convidativo?

Defina um orçamento

Todos de acordo com as mudanças? Então chegou a hora de definir o orçamento. Desse modo, é possível elencar as prioridades e investir nos detalhes mais importantes. Com o tempo, os demais planos podem entrar em prática.

Explore as paredes

As paredes ocupam um grande espaço no quarto e podem ser o ponto de partida da decoração! Nossa dica é usar e abusar dos adesivos, dos papéis de parede e dos quadros que possam ser fixados sem a necessidade de furar as paredes.

Esses itens simples dão um novo ar à decoração e podem ser facilmente retirados ou realocados, de acordo com os planos futuros dos moradores.

Abuse dos itens decorativos

Arranjos de flores, pequenos bibelôs, relógios de mesa, a criatividade é o limite! Esses itens podem ser integrados à decoração e distribuídos nas mesas ou nos criados-mudos pessoais. Na hora de harmonizar com os demais objetos do ambiente, tenha atenção redobrada nas cores e nas texturas, para não pesar o espaço.

Invista em móveis

A dica final é investir em móveis funcionais e modernos. Assim, além de levar beleza ao ambiente, é possível usar mais espaços para a organização, evitando bagunça e, por consequência, um ambiente em desarmonia.

 

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *